quarta-feira, 5 de março de 2008

Informação III - E os Licenciados, onde andam?

Como já devem ter reparado, o nível de profissionalismo do blog é, por vezes, excepcional. Tal deve-se à ocasional sobriedade dos elementos do grupo aquando a escrita dos posts. Como hoje. Assim, espera-os mais um artigo deveras entedian…fascinante.

Apresentamos novamente gráficos, desta vez referentes ao n.º de desempregados com um Curso Superior. Dão-nos o valor total de desempregados licenciados e a percentagem que representam do n.º total de desempregados:



































Numa breve análise aos gráficos é possível verificar uma variação, embora mais subtil, semelhante ao do desemprego geral ( gráficos da publicação de 30 de Janeiro – Informação II ). Além disso, é de notar que, desprezando agora as variações entre meses iguais de anos diferentes, a percentagem de trabalhadores desempregados com Curso Superior é maior no final de 2007 que no início de 2005 – cerca de 2,1%.Exceptuando certas situações, como no período imediatamente a seguir ao Verão ( de Agosto para Setembro ), não se verificam saltos bruscos na variação do desemprego, o que significa que este é um problema para ser resolvido a médio ou longo prazo.



Perdoem-nos o atrevimento. Até à próxima ( Ui, 3 palavras seguidas com acento! É obra. )

2 comentários:

Anónimo disse...

Então e como possíveis futuros licenciados, quais são as vossas perspectivas?
P.S: Parabés pelo blog, está bem escrito, animado e ao mesmo tempo coloca questões sérias.

( Sobre ) viver Tavira disse...

Olá Inês.

Desde já, obrigado pelo interesse e apoio.
Pelo teu segundo comentário e pela relação com o observatório do Algarve, julgamos que és colunista do mesmo - para dizer a verdade, isto traz respeito ao nosso blogue pois já nos podemos gabar que ao menos é lido por alguém que trabalha.
Estes futuros licenciados não são os mais decididos, pelo que podem sair deste grupo médicos, engenheiros, bailarinos e há ainda um de nós que pensa em estudar libelinhas, que se há-de fazer.
Quanto ao link que nos enviaste, não tínhamos qualquer conhecimento de tal Associação, e andámos nós a entrevistar comerciantes ( além de que a dificuldade em encontrar informação tem sido o principal problema do nosso trabalho visto que a Câmara Municipal de Tavira parece estar inteiramente dedicada a evitar as nossas cartas datadas de perto do início do ano lectivo). Pelo que pudemos ver até agora, existem imensos artigos relacionados com o comércio em Tavira no Observatório e, se não nos alertasses, talvez não os tivéssemos encontrado.
Por isso, obrigado mais uma vez. Até à próxima.

P.S.: se houver algum problema com a informalidade do contacto, por favor, alerta-nos.